Breves reflexões eleitorais do anarquista amigo meu que diz que desse jeito não vai ser feliz direito

13775538_1154618894559469_2659849714380268729_n

Breves reflexões eleitorais do anarquista amigo meu que diz que desse jeito não vai ser feliz direito

A esquerda ficou 16 anos focando em eleições, rifando as ruas e quem ia pras ruas e tudo isso pra ter no Rio uma vitória que é meia vitória, enviar Freixo pro segundo turno, e uma estagnação: O PSOL deve manter quatro vereadores na capital, talvez aumentando pra cinco vereadores, dependendo tudo isso do coeficiente eleitoral e da nova regra dos 10% do coeficiente que o vereador precisa ter pra ser eleito.

Analisando o país todo é uma imensa derrota pra esquerda partidária, enorme, gigantesca, quase nenhum avanço real e concreto. Quem vai pro segundo turno praticamente já estava lá desde 2012, há perdas de vereadores, há candidatos que poderiam estar no segundo turno em cidades médias e que não estão.

O PT cai, e feio, o PSDB cresce, e muito. O PSOL se mantém, mas entre se manter e perder espaço. O quadro geral é tenebroso, e isso diante de uma eleição plebiscitária, que poderia indicar um animus operandi da população em relação ao que vem por ai.

O PMDB não pode comemorar também não: Em PoA ficou atrás do PSDB, caiu no RJ e em SP e tende a não ir muito longe nas principais capitais. Temer não elege nada.

Paes não elegeu seu sucessor mesmo com todo o gigantesco apoio midiático da Rede Globo, Globonews,etc, olimpíadas,etc é sintomático,mas não podemos esquecer que o PMDB ampliou sua bancada de vereadores.

O lado bom é esse: O PMDB de Temer perdeu espaço.

O problema é que o PSDB cresceu.

E enquanto isso a esquerda partidária vendeu sua não mobilização nas ruas em combate às reformas neoliberais do Temerismo pra eleger prefeitos que não elegerá e vereadores que me parece que também não serão eleitos, com exceção do Rio.

E vocês tem noção que parte do “debate político” da eleição foi “Não podemos permitir que a Igreja Universal do Reino de Deus eleja prefeitos!”? Cês medem isso, medem o quanto isso é tremalandramente não debater política?

Valeu a pena?

Valeu a pena dizer que não reestatizaria a PPP do Porto Maravilha e defender Guada Municipal Armado, esquerda?

Valeu a pena isolar os Black bloc?