co2

A esquerda e a rapaziada moderna antenadíssima na construção de uma identidade “socialista” ou “civilizada” toda trabalhada no elitismo agora redescobriu o luddismo com Pokemon GO.

A quantidade de bobagem escrita em torno disso remonta o charmoso Festival de Besteira que Assola o País,O FEBEAPÀ de Stanislaw Ponte Preta (a fina flor dos Ponte Preta) e faz qualquer idiota de esquina de bairro parecer o Einstein.

Por que Luddismo? Porque as pessoas não lidam com a tecnologia a problematizando, criticando, entendendo avanços e recuos, apelam pra tática do espantalho embalada em frases feitas tiradas de grandes pensadores e embarcam no combate à técnica , a cada novidade técnica, ignorando o processo de exploração em si e toda dinâmica política a ser combatida.

A esquerda lida com a tencologia apenas com repúdio, não como análise, com sua utilização pra melhorar a democratização do debate, a expansão das informações, a horizontalização das decisões.

A galera para de problematizar o avanço da gentrificação nas grandes cidades, o genocídio da raça negra nas grandes cidades, a matança de índios, o Escola sem Partido, o avanço na caça aos direitos trabalhistas, com a ameaça de sua revogação, e tudo isso pra encher o saco de quem usa um game que coloca nas ruas seus jogadores.

Detalhe, problematizam um game,mas não ligam de ir na padaria de carro gastando combustíveis fósseis, ou manter uma dieta de carne e grãos absolutamente insustentável, ou trabalhar com a ideia de transformação do modelo de exploração da produção alimentícia que não seja construtor da ampliação do aquecimento global.

Tomando posição (Numa das coisas mais imbecis de ser tomada posição possível): Pokemon Go é um game, um puta game, um game que revolucina a concepção de game e o faz ser interativo com o cotidiano, com a urbe, com as ruas, provocador de contradições e tensões, provocador de motivações e mudanças. Nisso e em si só tá fodástico e fodão.

O game, como todo aplicativo, rede social ou apenas as câmeras e microfones de todos os equipamentos eletrônicos ativos e em funcionamento (às vezes nem isso) pega dados dos usuários. Esse é o lado negativo, da vida cotidiana contemporânea, ou seja, parem de babaquice!

A vigilância não depende sequer de sua autorização para usar seus dados, recolhê-los,etc.

E tola arrogância a de achar que ao não usar nenhum aplicativo você não tem seu endereço e espaço interno de casa mapeado.

Procurem conhecimento, procurem saber do Echelon,etc. Leiam mais e melhor,comecem a pensar, raciocinem.

E de bouas, de boaça, se tu só perdeu a fé na humandiade por causa de Pokemon GO eu te colocaria no nível mais alto do pódio de estupidez da humanidade.

Porque se pra ti um game é o que te faz perder a fé na humanidade, e não o uso de transportes movidos a combustíveis fósseis que tendem a provocar a extinção da vida humana na terra num prazo de até 200 anos teu nível de estupidez é gigantesco.

E não me venha dizer que não tem informação e que não sabe disso em um mundo onde as informações estão ao alcance da mão e matérias sobre aquecimento global rolam até na Globo.

E não me venham com a teoria paranóica de que a CIA usa os dados recolhidos via Pokemon GO, porque se tu não tava em Júpiter nos últimos dez anos e leu algo de Snowden e Chelsea Manning você deve ter alguma ideia de que se o Putin é vigiado não deve star fáceo pra ninguém.

E seguem charges colocando Pikachu em selas no pescoço de usuários, seguem textos supostamente densos problematizando Pokemon usando Marx e Foucault, o que é em si um puta gasto de teoria pra usar mal, e por aí vai.

Isso tem nome: Elitismo iluminista, luddismo zé. Típico aliás, da Esquerda Ciranda Cirandinha©.

Nesse mesmo período morrem um LGBT e/ou Trans a cada 24 horas, uma mulher é estuprada a cada 48 horas, é bem possível que o conteúdo de história vá pro caralho no ensino fundamental e médio, Dilma deve ter seu impeachment confirmado, são enormes as chances das CLT morrerem e o estatuto do funcionário público ir junto e você não tá fazendo porra nenhuma pra mudar isso reclamando de tecnologia como quem queima tecelagem a vapor no século XIX.

O lado bom disso tudo é que deixa claro que pra parte da comunidade da “inteligentsia”, e não só brasileira, a performance enquanto indignação é mais eficiente que a ação direta transformativa.

Por isso que black bloc, pneu queimado na rua,etc, são mais importantes de serem repudiados que partidos se tornarem linha auxiliar da burguesia na naturalização da institucionalidade enquanto único caminho pras transformações do mundo.

Por isso Pokemon Go é assunto do momento pra esquerda que “problematiza” as coisas, porque a performance precisa de audiência. E o que dá audiência? A crítica ao hype.

Pokemon GO sendo transformado no capeta do momento é a versão dessa semana do “Fora Temer” no Starbucks, uma perfomance pseudo politizada que no fundo é apenas rebeldia coca-cola sendo superestimada enquanto ferramenta transformativa, e que só alegra e torna felizes os egolatrismos contemporâneos que são figuras de nossos tempos, como Pokemon GO.

Essa mesma esquerda que repudia o pós-modernismo o abraça em um dos seus elementos principais:  A política enquanto parte da sociedade do espetáculo.

Essa representação da rebeldia e da ação revolucionária enquanto performance é uma ação política com menos peso que a performance agressiva e não violenta da quebra de vidraça de banco enquanto símbolo do capitalismo.

A segunda ao menos tem um fundamento político com longa tradiçãoe uma representação mais efetiva: é possível destruir símbolos de um sistema, por que não destruir o sistema?

Podemos analisar as novas tecnologias, as mudanças, as transformações de várias formas, o medo é uma, mas o medo paralisa. O que não é nenhuma novidade pra uma esquerda paralisada pelo mofo de uma burocratização que vai além de suas organizações,mas penetra suas teorias, seus esquematismos verbais e supostamente teóricos que não saem do medo da irrelevância enquanto os cães permanecem ladrando e a caravana passando.

Comente, mas cuidado...

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s