fai

Em tempos de manifestação com transmissão ao vivo e polícia a favor é fundamental tratarmos do dito Golpe contra “a esquerda” e dos pavores noturnos que povoam o imaginário e o cotidiano de boa parte dos apoiadores dos últimos governos, de suas linhas auxiliares e da esquerda partidária como um todo.

Porque golpe tá tendo sim, já teve e permanecerá tendo, não exatamente como a narrativa busca vender, mas como o contexto político e a conjuntura permitem perceber.

Tá tendo golpe já em 2002 com a “carta ao povo Brasileiro”. Desde 2003 tá tendo golpe, desde antes da reforma da previdência tá tendo golpe.

Tá tendo golpe desde quando o neodesenvolvimentismo do PT, apoiado por CUT e PCdoB, deu as caras no país usando o BNDES para financiar o avanço do capitalismo brasileiro mundo afora.

Tá tendo golpe desde quando o neodesenvolvimentismo achou de bom tom retomar processos de construção de megaempreendimentos hidrelétricos engedrados pela ditadura militar na Amazônia, iniciando por Belo Monte, atingindo o meio ambiente e todas as nações indígenas que residem ali, auxiliando a expansão da fronteira agrícola e com ela as balas das milícias ruralistas.

Tá tendo golpe desde quando os governos do PT frearam a titulação de terras quilombolas e indígenas, permitiram o avanço da PEC 215 e ameaçam direitos indígenas e quilombolas país afora, pouco ou nada protegendo nações inteiras do extermínio pelas mãos do mesmo agronegócio da ministra Kátia Abreu e de Bumlai, amigo do Lula.

Tá tendo golpe desde quando os governos do PT sequestraram o MST e o MTST, boa parte do MAB e a maioria dos movimentos sociais organizados e que viviam nas franjas do PT, em nome de um processo de domesticação que atacou o coração das lutas e da mobilização popular.

Tá tendo golpe desde que os governos do PT desapropriaram menos terras que FHC.

Tá tendo golpe desde que os movimentos e governos do PT fizeram eco à criminalização da pobreza e dos movimentos sociais para construírem a “Copa das Copas”, removendo pessoas de suas casas, prendendo manifestantes e ativistas, cassando seus direitos constitucionais, oferecendo tiro, porrada e bomba a quem apontava os superfaturamentos, as violações de DH promovidas pelos tantos governos.

Tá tendo golpe desde quando os governos do PT promoveram e/ou apoiaram a ocupação militar das favelas.

Tá tendo golpe desde que os governos do PT abraçaram os do PSDB criminalizando o MPL, autonomistas, anarquistas e qualquer um que não estivesse no campo aceito pela ordem.

Tá tendo golpe desde que os militantes do PT fundaram seu ethos discursivo, sua práxis, na destruição do outro, tornando tudo o que não batia bumbo pro avanço de sua versão de gerência do capital, de forma distorcida chamada de “de esquerda”, de “fascismo”.

Tá tendo golpe desde que praticamente toda a esquerda virou linha auxiliar desse governo genocida, etnocida, ecocida.

Tá tendo golpe sim, e um golpe que afastou toda a resistência das ruas, com base em tiro, porrada, bomba e processos judiciais e as deu à direita.

Tá tendo um golpe urdido pelo PT e continuado pela direita que o PT fingiu combater enquanto se aliava a ela em um clube de negócios que os iludiu a ponto de acharem que faziam parte do quadro social permanente.

A resistência a esse golpe (promovido pelo PT de 2003 pra cá e continuado pela trupe de Temer, Aécio, Cunha, Bolsonaro, pelo MBL e seus movimentos protofascistas) pode ocorrer e ocorrerá, já está ocorrendo, mas não pelos vitupérios da milícia boquirrota do petismo, e sim pelas mãos de quem ocupa escola.

Resta saber se o PT vai continuar apoiando o golpe ou vai dar uma reviravolta e apoiar a resistência. Duvido que ocorra.

Comente, mas cuidado...

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s