766rzlvalq_6kzbjknij_file

Queria lembrar que o Papa é um chefe de estado, além de chefe maior de uma religião. Recebê-lo como chefe de estado é o álibi para as festas em torno dele e ele ser recebido em palácios,etc. Habilidoso álibi. Além disso, ele representa um poderoso lobby de centenas de milhões de pessoas mundo afora, além da maior parte da população Brasileira. Sua religião opera no limite das contradições sobre direitos de gênero, LGBT, possuindo em seu interior figuras públicas pró e contra, assim como pró e contra aborto, reforma agrária,etc.

Há Ratzinger e Leonardo Boff na mesma religião. O Papa representa ambos, assim como representava Dom Tomás Balduino, Plínio de Arruda Sampaio, Frei Betto. Também representa Alckmin o que dá uma cor bastante eloquente de contradição no interior da Igreja, uma contradição que tem a tinta da diversidade.

Sim, a mesma figura pública católica representa Frei Betto e Alckmin, e é entendido por eles como uma liderança religiosa. Essa contradição, entre outras, da figura do Papa e sua dimensão mundial já exige que seja recebido e que as “festas” em seu entorno tenham a participação da presidência da república.

Qual o problema da presidência da república na inauguração do Templo de Salomão da Igreja Universal do Reino de Deus? Por que ela pode ir nas “festas’ do Papa e não no templo de Salomão?

Bem, a laicidade do estado exigiria no fundo que ela não se enfiasse na polêmica, porém o significado da fé católica pra milhões de brasileiros e seu caráter multi ideológico já permite a compreensão da importância dela estar em diálogo com a igreja católica e seu Papa.

O Papa diante da multiplicidade ideológica de sua igreja pode ser tensionado por uma presidência progressista auxiliada por uma base ligada à luta cotidiana do povo e sua emancipação. E Edir Macedo? Ele pode vir a ser tensionado? Não.

A resposta é não, pois Edir Macedo representa uma instituição plenamente conservadora, sem aberturas e contradições dignas do nome, sem maiores indicações de qualquer sinal de existirem elementos de ideologia diferente de uma pregação liberal aplicada a fé como o é a teologia da prosperidade.

Por que a grita em torno de Dilma estar na inauguração do Templo de Salomão da Igreja universal do Reino de Deus?

Primeiro porque não há nenhum álibi diplomático para sua estada lá. Segundo porque amplia o caráter homofóbico de seu governo, ligado ao pior do fundamentalismo. Terceiro porque desmascara o arco de relações políticas da presidente e seu partido (Haddad estava lá, assim como Alckmin o que torna o PSDB também alvo de críticas) com a direita fundamentalista sem nenhum pudor, joga na nossa cara o óbvio, que é gritado aos ventos e contraventos, de que o governo tem relação profunda com o obscurantismo.

O Papa representa que partido? Ah, pois é, todos e nenhum. Edir Macedo representa o PRB de Crivella e sua condenação do aborto, da multiplicidade de orientações sexuais e identidades de gênero. E isso pra ficar na superfície.

Comparar o Papa a Edir Macedo naturalizando a presença da presidenta da república na inauguração de um Templo construído sem alvarás com o argumento da liberdade religiosa e de que ela é “presidenta de todos os brasileiros” é ignorar tantos matizes e símbolos da ação política que dá até preguiça de guiar pela mão.

Aliás, quem governa pra todos no fundo governa pra poucos. Quem diz que governa pra todos tá mentindo pra alguém.

A presença de Dilma, Alckmin, Haddad, e quem mais foi, no Templo de Salomão da IURD foi mais um tapa na cara de quem tenta ignorar o governo obscurantista, homofóbico, misógino e avesso ao debate sobre direitos humanos, mais ainda, um governo conservador que se tensiona a igreja católica, passível de tensionamento, o faz à direita, concordando com suas prerrogativas anti legalização do aborto, anti direitos LGBT.

O Templo de Salomão só não consolida essa tendência, pois ela já está consolidada há anos.

O discurso que naturaliza e torna acinzentadas as nuances de cor das práticas e discursos é um discurso que fica entre inocente e cínico.

Sabemos reconhecer a inocência, porém o cinismo tende a ser eloquente e muito mais presente.

Anúncios

Comente, mas cuidado...

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s